Saturday, May 20, 2006

A VIAGEM DE PARVANA - LEITURA TRANSCULTURAL


Diário de experiências na "Hora da Leitura"
Durante o mês de abril/ maio de 2006, fiz, juntamente com a 8ª série A, a leitura do livro "A Viagem de Parvana" de Deborah Ellis, Editora Ática.Clique aqui para ler a resenha do livro e conhecer um pouco mais sobre a história.
Achei a história de Parvana muito tocante e nela podemos ver o valor que há no ato de ler, escrever para a expressão do indivíduo.A educação deixada pelo falecido pai de Parvana é o único legado que a menina pôde carregar consigo por toda sua jornada. Também é emocionante a procura de Parvana pela mãe, bem como a releção de amizade verdadeira que cria com as crianças Azif, Hassan e Leila. Uma amizade em um se preocupava com a integridade do outro, apesar das discussões.Escolhi esse livro para trabalhar com meus alunos porque trabalha justamente com aspectos que acho fundamentais para o crescimento do cidadão enquanto indivíduo: a valorização da família, da educação, da amizade e da cooperação entre as pessoas.Outro ponto que me chamou a atenção para a escolha foi a possibilidade de conhecer um pouco mais da cultura de outro país, observar as diferenças e semelhanças. Apesar de não morarmos no Iraque, o Brasil também tem habitantes que vivem em estado de miséria e segurança precária, como Parvana e seus amigos.Comente, com carinho, esta minha postagem. Quanto aos meus alunos, gostaria que fizessem comentários sobre essa escolha, o que foi bom, ruim e o que poderia ser melhor.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home