QUEM NUNCA SE SENTIU DIFERENTE?
Outro dia, percebendo entre meus alunos um clima de discriminação e de desconfortos causados pelo "bullying", palavra inglesa que corresponde à popular "tiração de sarro" (cariocas, relaxem. Em SP tirar sarro é satirizar, ok?). Embora qualquer professor bem informado saiba que a leitura não deve servir para ser moralizante, não há nada melhor que um bom livro para nos ajudar a refletir sobre nossas atitudes. Escolhi para ler para meus alunos O MENINO DE ASAS de Homero Homem. Leia a sinopse:
Você vai conhecer a impressionante história de um garoto que é discriminado e perseguido pelo fato de ter nascido com asas. Unindo uma linguagem cheia de poesia com uma trama de muita aventura, o autor discute a questão do preconceito e a dificuldade de as pessoas se relacionarem com o que é fora do comum.Autor: Homero Homem
É uma história comovente. Há uma parte em que o Menino de Asas, por ser diferente, é obrigado a deixar a escola, por exigência dos pais das crianças "normais". Para que ele pudesse freqüentar as aulas havia apenas uma solução: Menino de Asas deveria ter as asas cortadas... Meus alunos e eu já sabemos da decisão dos pais sobre a proposta, mas se você ficou curioso(a), que tal ler também a história?
A proposta de cortar as asas do garoto, em geral deixa os alunos indignados. Daí um gancho excelente para iniciar uma boa conversa sobre as diferenças. Tudo o que é diferente precisa ser mudado, removido? O mundo diz que sim. As cirurgias plásticas estão aí para comprovar que cada dia mais as pessoas se preocupam em se encaixar no padrão imposto pela sociedade. E o que você acha disso? Abriria mão das suas asas? Da liberdade de ser o que realmente é?
Profª Deborah
Asas humanas:
Você tem uma? Se tiver, deixe sua postagem no blog: http://letraecia.blogspot.com e explique como você lida com as suas asas.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home