Tuesday, May 23, 2006

A PATA DO MACACO??!!! QUE MACACADA!!!!


NA SEXTA FEIRA, dia 19/05 tivemos mais uma capacitação na Hora da Leitura. Deixei um roteiro de leitura com o prof. Amarildo que iniciou a leitura do conto de suspense " A pata do macaco" para os alunos da 5ª, 6ª e 7ª séries. O conto é o mesmo, só o produto final era diferente. Como o conto é bastante longo, o professor não o terminou e encontrei os alunos das referidas séries ansiosos pela continuidade da história. Disseram que o professor fez bastante suspense. Fiquei contente que estivessem apreciando o trabalho. Fui na 2ª feira para a 8ª série, contar o mesmo conto (porque ele é bom demais!!!) para essa classe. Metade da sala estava concentrada no conto, outros desinteressados porém quietos e ainda outros que conversavam mais alto do que eu lia. Já chateada, ofereci aos alunos que quisessem conversar a possibilidade de sair da classe, sem qualquer ira, que podiam conversar lá fora. Alguns foram sinceros e sairam e pude terminar o conto para o restante da sala.Nessas alturas, depois de ter que chamar a atenção dos tagarelas várias vezes, toda o suspense e a trama da história, mesmo para os mais atentos, já estava toda esfacelada. Acabei a leitura me sentindo uma macaca de circo, mas de um circo bem sem graça mesmo. O pior foi que eu imaginava que esse conto fosse interessar especialmente aos alunos de sua faixa etária. Ao aplicar essa leitura para a 5ª série, pensei que eles não fossem entender devido ao vocabulário, mas minhas previsões falharam. Acho que não é impossível, mas é muito difícil criar o gosto pela leitura quando os alunos já são grandinhos. Imagino que muitos não tenham a capacidade de formar imagens mentais a partir da leitura. Mas esse não é um fenômeno generalizado na sala. Há alunos que são muitíssimo interessados em leitura e costumam retirar com freqüência livros da biblioteca ou ler os seus próprios. Por isso, se algum pai ou professor entrar aqui neste blog, ouça este meu conselho (que se fosse bom, eu venderia): procure favorecer o acesso de seus filhos/alunos o mais cedo possível. Compre um livrinho, um gibi (nem que seja no sebo), uma revista e dê para seu filho. Leve-o também para conhecer uma biblioteca bem bonita, faça para ele (e para você) uma carteirinha. Visite uma livraria quando for dar uma voltinha no shopping ( ou no largo 13). Nem que você não compre nada, só manuseie os livros (e os cheire.Tem cheiro melhor que de livro novo?) já ajuda a criar essa paixão pelos livros e pelo que há dentro deles, universos e mais universos....

0 Comments:

Post a Comment

<< Home